Quarta, 14 de novembro de 2018
73 999057124
Geral

15/08/2018 ás 07h57 - atualizada em 15/08/2018 ás 08h09

348

Redação

Gandu / BA

Em Gandu, agricultores aprendem a beneficiar o cacau na Fábrica-Escola de Chocolate em Gandu
Introdução sobre a fabricação do chocolate
Em Gandu, agricultores aprendem a beneficiar o cacau na Fábrica-Escola de Chocolate em Gandu

Agricultores familiares estão entre os participantes do curso de “Introdução sobre a fabricação do chocolate”, que está sendo promovido pela Fábrica Escola de Chocolate, instalada no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, situado no município de Gandu (a 304 km de Salvador). As aulas começaram na segunda-feira (13) e prosseguem até esta terça (14) e neste período, os participantes irão aprender a beneficiar o cacau e a fabricar chocolates para a comercialização, inclusive utilizando o espaço da fábrica para a produção.


Outro objetivo do curso é trazer o conhecimento sobre a importância do cacau para a cultura e a economia do território. Por isto, no primeiro dia do curso de fabricação do chocolate, os estudantes visitaram o Museu da História Genética do Cacau, que fica ao ar livre, ao lado da fábrica – inaugurada em outubro de 2017 e atende, hoje, a mais de 250 alunos (mais de 100 do curso de Nutrição e cerca de 150 das formações de Administração, Contabilidade e Finanças). As aulas incluem conteúdos amplos e específicos sobre a produção do chocolate, como a história do cacau; noções de rastreabilidade do produto; classificação e prova de corte da amêndoa; descasca e torra; temperagens, processo de resfriamento; e noções de embalagem, entre outros.


O estudante do 4º ano de Nutrição Dietética do CETEP do Baixo Sul, Leonardo dos Santos, 19, um dos instrutores do curso, fala que a iniciativa contribui para difundir a cultura do cacau. “Estou aqui para passar o que aprendi nos cursos que a unidade ofereceu, com o intuito de que o público conheça os requisitos básicos para a produção do chocolate, a exemplo de como utilizar as máquinas da fábrica; como preparar o produto; os cuidados que se deve ter com o cacau; a higienização; e os fatores físicos, químicos e biológicos que influenciam na produção do cacau. Mostramos que o mercado oferece infinitas possibilidades e as pessoas devem buscar a criatividade para ter no chocolate uma fonte de renda”, relata o aluno/instrutor.


A produtora rural Maria da Conceição Amaral, 54, membro da Associação do Desenvolvimento do Baixo Sul (ADEBASUL), fala sobre as perspectivas profissionais a partir desta capacitação. “Está sendo maravilhoso aprender a teoria e a prática de como fazer chocolate. A gente aprende a chegar ao sabor perfeito para que o produto possa ser comercializado. A minha ideia é aprender tudo sobre a produção e, brevemente, fazer bombons e barras de chocolate para vender. Vai ser uma renda importante para a sobrevivência da minha família”, considera.


A vice-diretora da unidade, Lindaura Costa, destaca a integração da comunidade e dos agricultores familiares, em especial, nos cursos que a fábrica realiza ao longo do ano. “Os agricultores familiares têm uma presença assídua na Fábrica-Escola, cuja proposta é fomentar a economia local por meio da produção de chocolate e da valorização da cultura local”, destaca ao acrescentar que a fábrica oferece diversos cursos sobre a fabricação do chocolate. “Um deles, por exemplo, tem como público inclusive para merendeiras escolares e para mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de visitas de estudantes das redes municipal e estadual e atividades culturais, atingindo um alcance social significativo na região”.


Via Secom



 Você sabia que o Portal Sulbahia1 está no facebooktwitterinstagram e youtube? Siga-nos lá.




publicidade

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2018 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium