Quinta, 13 de dezembro de 2018
73 999057124
Bahia

18/09/2018 ás 14h02 - atualizada em 18/09/2018 ás 15h48

Redação

Gandu / BA

Itaparica: MP-BA instaura inquérito para apurar causas de cratera.
O MP informou também que o objetivo da ação é preservar a vidas das pessoas e proteger o meio ambiente.
Itaparica: MP-BA instaura inquérito para apurar causas de cratera.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para apurar as causas da abertura da cratera na Vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, ilha de Itaparica.


O MP-BA informou nesta terça-feira  (18) que o inquérito foi aberto na sexta (14). A última informação divulgada pela empresa Dow Química, responsável pela área onde a cratera surgiu, é de que o buraco chega a 77,9 metros de comprimento.


O processo foi instaurado pelas promotores de Justiça Eduvirges Tavares e Ubirajara Fadigas, que atuam na área do Meio Ambiente. Tavares informou que solicitou a realização de perícias técnicas pela própria empresa e por órgãos especializados, como o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Agência Nacional de Mineração (ANM).


As novas inspeções no local serão realizadas com a presença do Ministério Público Estadual. Ainda de acordo com a promotora, as investigações precisam de informações científicas precisas, para que o MP possa identificar as responsabilidades civil e criminal da cratera.


publicidade


O MP informou também que o objetivo da ação é preservar a vidas das pessoas e proteger o meio ambiente.


Entenda o caso 


O buraco foi descoberto no início de junho e despertou a atenção dos moradores do pequeno povoado. Na primeira medição, que foi realizada pela própria empresa, a cratera tinha 69 metros de comprimento por 29 metros de largura com a profundidade de 46 metros.


No entanto, em nova medição, realizada no dia 8 de junho, cerca de uma semana depois, os técnicos verificaram que as novas medidas eram: 71,7 metros de comprimento por 29,7 de largura e profundidade de 45,4 metros.


O que se constatou no mês passado, quando foi feita a última inspeção na cratera, é que o buraco aumentou de comprimento, passando a medir 77,9 metros, sofrendo também aumento de largura, para 33 metros. Somente a profundidade registrou redução, antes com 45,4 metros de altura, agora com 44,9.


As causas do fenômeno geológico, chamado de skin hole (ou vazio subterrâneo, na tradução), ainda são desconhecidas.



Você sabia que o Portal Sulbahia1 está no facebooktwitterinstagram e youtube? Siga-nos lá.



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2018 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium