Quinta, 17 de janeiro de 2019
73 999057124
Bahia

04/01/2019 ás 14h53

Redação

Gandu / BA

População e turistas sofrem em Morro de São Paulo e Boipeba sem água e luz
A falta de água faz pousadas perderem hóspedes e reservas
População e turistas sofrem em Morro de São Paulo e Boipeba sem água e luz

A população da ilha de Boipeba e do Morro de São Paulo, que fazem parte do Arquipélago de Tinharé, em Cairu, na região do baixo sul da Bahia, vive dias de tormenta por conta da falta de água e energia que afeta as ilhas na alta temporada e agora está mais intenso.


O problema mais grave é relativo ao abastecimento de água, com mais intensidade em Boipeba, onde nativos e turistas não veem o líquido jorrar das torneiras há oito dias, e de forma pontual em Morro de São Paulo, mas nem por isso sem causar prejuízos.


Em Boipeba, a falta de água faz pousadas perderem hóspedes e reservas. As que ainda têm água estão racionando, o que tem irritado turistas. Restaurantes atuam no limite com reservatórios próprios e também fazem economia.


Muitos estão recorrendo à compra de água mineral até para tomar banho. Algumas pousadas, já prevendo que a situação iria ocorrer, resolveram investir na perfuração de poços artesianos, investimento que chega a mais de R$ 20 mil.


A Embasa informou que a falta de água em Boipeba ocorre devido a quedas no fornecimento de energia por parte da Coelba (empresa concessionária), que atribuiu as interrupções do sistema à sobrecarga na rede elétrica devido ao fluxo de turistas.


Moradores estão tendo que comprar água _Foto: Acervo Pessoal


A Embasa, depois de dizer que “o abastecimento de água foi afetado por quedas na energia elétrica”, afirmou que “o fornecimento de energia foi retomado nesta quarta-feira (2), no entanto um dos poços teve um equipamento danificado. O equipamento já foi substituído e o abastecimento da localidade está sendo regularizado gradativamente”.


Para reforçar o fornecimento de água para Boipeba, "a Embasa também deve começar a operar, a partir desta sexta-feira (4), um terceiro poço que já vinha sendo implantado na localidade", segundo diz o comunicado.


“Não há registro de problemas no abastecimento de água em Morro de São Paulo. Os clientes que estiverem com alguma irregularidade no fornecimento devem entrar em contato com a Embasa para solicitar uma verificação pelo 0800 0555 195, informando número de matrícula”. 


Editado por Sulbahia1 | Fonte: Correio



Você sabia que o Portal Sulbahia1 está no facebooktwitterinstagram e youtube? Siga-nos lá.



Em frente a nordeste calçados


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2019 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium