domingo, 21 de outubro de 2018
73 999057124
Educação

07/06/2018 ás 09h17 - atualizada em 15/06/2018 ás 20h42

4.149

Redação

Gandu / BA

10 fatos desconhecidos sobre a Bíblia
Aberta a interpretações, a bíblia pode ser considerada um livro cheio de mistérios e enígmas
10 fatos desconhecidos sobre a Bíblia
©DR

O livro mais vendido da história não precisa de marketing. Traduzida para cerca de 2.500 idiomas, a bíblia ainda desperta bastante curiosidade.


 Aberta a interpretações, a bíblia pode ser considerada um livro cheio de mistérios e enígmas.


É provável que você não saiba que 666 não é realmente um número infernal, e nem que Eva foi a primeira mulher batizada por Deus. Para desvendar alguns mistérios sobre a bíblia, vamos listar aqui algumas curiosidades. Veja!


1 - A Bíblia foi o primeiro livro impresso do mundo, é o mais traduzido e o mais vendido


Em 1460, o alemão Johannes Gutenberg finalizou um trabalho que demorou 5 anos. A invenção da prensa com tipos móveis revolucionou o mundo. O primeiro livro impresso dessa maneira foi a Bíblia e isso foi fundamental para a Reforma Protestante.


Continua sendo o livro mais vendido do mundo desde então. Segundo as estatísticas mais recentes, ela já foi traduzida em cerca de 2900 línguas e dialetos.


Em 2014, somente as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) distribuíram 34 milhões de exemplares em todo o mundo. Considerando somente o Brasil, foram 7,6 milhões de volumes impressos pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que publica as versões evangélicas. São mais cerca de 3,4 das católicas, totalizando 11 milhões.


2 – Não há nenhuma descrição da aparência de Jesus na Bíblia


Nenhum versículo da Bíblia descreve a aparência de Cristo em nenhum momento. As centenas de maneiras como ele é representado são liberdades criativas dos autores das imagens que o representam.


Segundo as Escrituras, ele tinha a aparência de um homem normal do Oriente Médio. Como a Europa foi o centro de divulgação do cristianismo por séculos, a imagem de um Jesus de cabelos e olhos claros é influência da percepção de mundo que eles tinham.


3 – O maior e o menor capítulo


Nos originais, o Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos são divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. O menor é o Salmo 117, com apenas dois versículos.


4 - 616, o número da besta


Na verdade o número 666 é um erro de tradução, e o real número do capeta - que, a propósito, é um código para o nome do imperador romano Nero - é 616.


5 - De onde vem a palavra Bíblia?


Curiosamente, esta palavra não aparece em nenhuma de suas páginas ou nos textos que compõem a própria Bíblia. O nome vem do grego e significa "papiro para escrever".


6 - De toda a Bíblia apenas uma parte mínima são as palavras exatas de Deus


Segundo a Bíblia, Deus só escreveu uma pequena mas super importante parte do livro. Adivinha qual parte? Exatamente: os dez mandamentos. Nas outras ocasiões, foi a voz dele que fez com que os outros escrevessem sobre ele e suas palavras.


7 - Todos os números que aparecem na Bíblia têm um significado


Isso mesmo, e esta é uma das curiosidades bíblicas mais fascinantes. Sempre que você se deparar com dados numéricos da Bíblia, deve suspeitar que está tentando transmitir mais do que uma simples quantidade.


8 - Os nomes de Deus na Bíblia (Antigo Testamento)


Uma das curiosidades da Bíblia é que, como você sabe, existem vários nomes de Deus na Bíblia, especificamente no Antigo Testamento, para se referir ao Todo-Poderoso. Vamos descobrir alguns deles:


Adonai - Significa "o Senhor", em hebraico.


Elohim - Significa "deuses" em hebraico.


Yahweh ou Yahweh - Yahweh é frequentemente traduzido como "aquele que é" ou "aquele que vive" em hebraico.


Elyon - significa "o mais alto"


9 - A primeira mulher batizada não foi Eva


O primeiro nome que Deus dá a uma mulher na verdade é o de Sara, esposa de Abraão. Isso porque seu antigo nome, Sarai, é trocado para Sara (que significa "princesa entre as mulheres") para denotar o pacto do casamento divino entre ambos, sendo, na verdade, a primeira mulher bíblica.


10. O tempo que demorou para escrever a Bíblia


Uma das curiosidades bíblicas que se destaca por seu contraste é que, enquanto o Antigo Testamento levou cerca de 1000 anos para ser escrito, o Novo Testamento foi criado em aproximadamente 50-75 anos.



Você sabia que o Portal Sulbahia1 está no facebooktwitterinstagram e youtube? Siga-nos lá.



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2018 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium