Quarta, 28 de Julho de 2021 19:19
73 999057124
Polícia CRIME

Empresa do vereador de Camamu é autuada por desviar 125 mil kWh de energia

O estabelecimento tem como proprietário um vereador eleito da região

01/05/2021 14h25
Por: Redação
Empresa do vereador de Camamu é autuada por desviar 125 mil kWh de energia
Empresa do vereador de Camamu é autuada por desviar 125 mil kWh de energia

Uma fábrica de gelo localizada no bairro Orojó, no município baiano de Camamu, na Bahia, foi autuada pelo crime de furto ("gato") de energia. O flagrante foi realizado nesta última quinta-feira (29/4), em uma operação conjunta da Coelba com as Polícias Civil e Técnica.

De acordo com a Coelba, foram recuperados  125 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer por 10 dias o município de Nilo Peçanha. O estabelecimento tem como proprietário um vereador eleito da região, que não teve o nome divulgado.

Na ação, 12 equipamentos que foram utilizados para a ligação irregular, e que viabilizaram o desvio da energia da rede elétrica da Coelba até a fábrica, foram identificados e apreendidos. O empreendimento que produz gelo tinha elevada carga instalada, o que caracterizou um desvio de energia capaz de abastecer aproximadamente 1.200 residências por um mês.

Ainda segundo a Coelba, os valores recuperados dos desvios de energia serão cobrados do proprietário, o que implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade. 

O empreendimento que produz gelo tinha elevada carga instalada, o que caracterizou um desvio de energia capaz de abastecer aproximadamente 1.200 residências por um mês. Os valores recuperados dos desvios de energia serão cobrados do proprietário, o que implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.

O alvo desta operação foi mapeado através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. A irregularidade encontrada representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.

A Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camamu - BA

Camamu - Bahia

Sobre o município
Camamu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 37.207 habitantes. O município de Camamu localiza-se na Costa do Dendê, litoral sul do estado da Bahia, às margens da rodovia BA-001.
Valença - BA
Atualizado às 19h10 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

24° Sensação
13.7 km/h Vento
80.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva