Sábado, 23 de Outubro de 2021
24°

Pancada de chuva

Valença - BA

Bahia LUTO

Morre, ex-secretário de Educação da Bahia, vítima de acidente de carro.

Ele comandou a pasta entre os anos de 2007 e 2009 no governo Jaques Wagner.

19/09/2021 às 13h24
Por: Redação
Compartilhe:
Morre, ex-secretário de Educação da Bahia, vítima de acidente de carro.

O professor Adeum Hilário Sauer, que dirigiu a Secretaria da Educação da Bahia entre os anos de 2007 e 2009, morreu na noite de sábado (18) em um acidente de carro na BA-001, nas imediações de Canavieiras, no sul da Bahia. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

Adeum atualmente lecionava na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, também na região sul da Bahia.

O governador Rui Costa publicou nas redes sociais uma mensagem de pesar pela perda do professor, a quem atribuiu grande empenho no trabalho pela educação da sociedade baiana.

"Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer, ex-secretário estadual da Educação nos primeiros anos do governo Jaques Wagner e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor", disse Rui.

O atual secretário da Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, também lamentou a morte de Adeum e destacou os trabalhos feitos peplo professor, citando que ele era gaúcho e escolheu a Bahia para viver.

“É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, disse em nota.

Ação semelhante à do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que ressaltou o conhecimento de Adeum Sauer e classificou o falecimento como uma "lastimável perda para a educação".

"Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz".

A SEC Bahia publicou Nota de Pesar com manifestação do atual Secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues.

Leia na íntegra: 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lamenta, com profundo pesar, a morte do professor Adeum Hilário Sauer, 69,  em um acidente automobilístico, neste sábado (18), no Sul da Bahia. Adeum, que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi secretário da Educação do Estado, no governo de Jaques Wagner, entre os anos de 2007 e 2009.

O atual secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues, prestou solidariedade à família. “É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”.

O professor Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime);  secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004; consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assuntos de Educação, em 1997; consultor do Fundescola, de 1997 a 2000; membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação;  e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE)”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA Atualizado às 01h11 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 28°

Dom 31°C 22°C
Seg 31°C 24°C
Ter 31°C 23°C
Qua 30°C 23°C
Qui 28°C 21°C
Enquete