Sábado, 23 de Outubro de 2021
23°

Pancada de chuva

Valença - BA

Tecnologia Tecnologia

‘Pesadelo’: robô Astro monitora tudo que as pessoas fazem em casa

Pesadelo para a privacidade

02/10/2021 às 08h52
Por: Redação Fonte: Techtudo
Compartilhe:
‘Pesadelo’: robô Astro monitora tudo que as pessoas fazem em casa

O simpático robô Astro, revelado pela Amazon nesta semana, pode não ser tão amistoso quanto parece. 

De acordo com profissionais que estiveram envolvidos no desenvolvimento do produto, ele representaria um “pesadelo para a privacidade” e não deveria nem mesmo ser colocado à venda. 

As declarações estão em documentos obtidos pelo portal Vice. Os engenheiros qualificaram o robô como um "desastre", além de chamá-lo de "terrível".

Por sua vez, a Amazon refutou as alegações e afirmou que as informações são imprecisas e não refletem o estado atual do produto de US$ 1.000. A fabricante ressaltou que os documentos vazados seriam sobre um estágio inicial de concepção do Astro.

Anunciado pelo equivalente a R$ 5.390, o robô precisa de acesso constante à internet pois o seu conjunto de sensores ficam ligados durante 100% do tempo, coletando sons e imagens do ambiente. Em virtude disso, os desenvolvedores classificaram o Astro como um problema para a privacidade dos moradores da casa.

Os engenheiros afirmaram também que o Astro teria dificuldades para reconhecer escadas e que estaria propenso a quedas e acidentes. Outro problema relatado diz respeito à sua capacidade de identificar pessoas através do reconhecimento facial.

Além de dados de imagem e som, o robô pode criar relatórios precisos sobre o cotidiano de famílias, além de mapeamentos detalhados dos cômodos de uma casa, seus horários de uso e tráfego de pessoas. Esses dados teriam aplicação na necessidade do Astro saber por onde pode e deve transitar, mas por outro lado podem representar brechas sérias, caso caiam nas mãos de invasores.

Profissionais envolvidos no projeto também afirmaram que o mastro que a base onde fica a tela do robô seria frágil e propensa a quebrar, segundo os documentos obtidos pela Vice. Além disso, eles identificam promessas de proteção da residência e ajuda a idosos como “fora da realidade”.

Outra crítica que se faz ao produto tem relação ao seu funcionamento em atividades de patrulha. De acordo com o material de divulgação da Amazon, o robô teria a habilidade de identificar estranhos na residência e segui-los pelo ambiente. Fontes envolvidas no projeto, no entanto, alegam que a tecnologia de reconhecimento é imprecisa o suficiente para que o robô acabe confundindo moradores com estranhos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA Atualizado às 02h31 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 28°

Dom 31°C 22°C
Seg 31°C 24°C
Ter 31°C 23°C
Qua 30°C 23°C
Qui 28°C 21°C
Enquete