Quarta, 25 de Maio de 2022
Especiais Bebê dinossauro

Cientistas encontram ovo com 'bebê dinossauro' preservado

22/12/2021 às 17h53
Por: Redação
Ilustração de um embrião de dinossauro oviraptorossauro prestes a eclodir, com base no novo espécime Baby Yingliang Foto: Lida Xing

Um estudo publicado nesta terça-feira (21), na revista científica iScience, revelou que um grupo de cientistas encontrou um fóssil de um embrião de dinossauro dentro do ovo, na China. A pesquisa aponta que o “bebê dinossauro”, que recebeu o nome de Baby Yingliang, pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos.

A descoberta anunciada nesta semana surpreende por conta do fato de que, nos últimos 100 anos, apesar de muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros terem sido encontrados, a descoberta de um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro.

Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. O item acabou sendo armazenado e ficou esquecido até que foi redescoberto durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.

O fóssil ajudou os pesquisadores a identificarem uma nova posição embrionária em dinossauros. De acordo com o estudo, o “bebê dinossauro” está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas. Na prática, tal descoberta sugere que este grupo desenvolveu uma postura semelhantes à das aves no final da incubação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.