Sábado, 20 de abril de 2019
73 999057124
Polícia

18/03/2019 ás 12h02 - atualizada em 18/03/2019 ás 12h16

Redação

Gandu / BA

Boneca Momo reaparece em vídeos e incentiva o suicídio
MP-BA notifica Google e Whatsapp para remover conteúdo da 'Boneca Momo'
Boneca Momo reaparece em vídeos e incentiva o suicídio

Eita, miga! Melhor ficar alerta, viu. O motivo? Boneca Momo reaparece em vídeos e incentiva o suicídio. Os vídeos em questão, são, em sua maioria, infantis. A personagem interrompe a exibição com mensagens assustadoras, falando o que uma criança deve fazer para se suicidar. Pesado, né? A informação foi publicada pela revista Crescer.


Quem é a Boneca Momo


A Boneca Momo ficou conhecida, originalmente, por conta de um desafio que estava rolando na internet. A personagem foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês: ela tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro. O seu desafio viralizou na internet no ano passado.


O desafio envolvia roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão.



Boneca de aparência assustadora que burla algorítimos surge em canais do Youtube Kids, dá passo a passo como os pequenos devem se automutilar e faz ameaças a quem não segue as ordens. Mãe brasileira relatou que a filha viveu o terror. 



O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) notificou o Google e o WhatsApp para remover conteúdos relacionados à boneca Momo. A informação foi divulgada pelo órgão na tarde do sábado (17). 


As notificações foram encaminhadas por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), que instaurou procedimento para apurar os fatos relacionados a vídeos possivelmente disponibilizados em plataformas de vídeos e compartilhados em redes sociais com conteúdo direcionado a crianças e uso do personagem. 


Desafio da boneca Momo


 O desafio da boneca Momo acontece na internet e induz crianças e adolescentes ao suicídio. No ano passado, escolas de Salvador emitiram  alertas para os pais dos estudantes sobre o jogo.


A personagem tem até número telefônico, que varia de acordo com o país. O jogo foi a suposta causa da morte de um menino de 9 anos em Recife (PE).



Você sabia que o Portal Sulbahia1 está no facebooktwitterinstagram e youtube? Siga-nos lá.



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2019 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium