Quinta, 27 de Janeiro de 2022
25°

Pancada de chuva

Valença - BA

Bahia Gênios

Nelson Leal diz que morte de João Gilberto é parte da “genialidade do Brasil que se perde sem ter reposição”

Presidente da ALBA diz que o Baiano de Juazeiro era a encarnação da bossa-nova

07/07/2019 às 07h36 Atualizada em 07/07/2019 às 08h03
Por: Redação
Compartilhe:
Nelson Leal diz que morte de João Gilberto é parte da “genialidade do Brasil que se perde sem ter reposição”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, disse hoje (06.07), em Porto Seguro, que o Brasil perde um dos seus maiores gênios com a morte do compositor e cantor baiano João Gilberto. “É uma perda sem reposição, porque ele está na categoria dos grandes gênios das artes no mundo, com o seu perfeccionismo e o seu talento musical. É da categoria dos insubstituíveis. Para mim, João Gilberto, baiano de Juazeiro, é a própria encarnação da Bossa Nova, com uma forma de cantar diferente e uma batida originalíssima do violão. Embora tivesse afastado dos palcos há tempos, sua morte, aos 88 anos, consterna os baianos e o mundo inteiro”, disse Leal.

Nelson Leal relembra que a Bahia cultural criou uma dependência direta da arte de João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, que nasceu em Juazeiro, no Norte da Bahia, região do Vale do São Francisco. “A música baiana recebeu uma influência direta de João Gilberto, que a tornou poderosa e conhecida em todo o mundo. Artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia e toda a geração dos Novos Baianos, com Moraes Moreira, Baby, Pepeu, Paulinho e Galvão, beberam da fonte de João Gilberto”, diz Leal, lembrando do grande sucesso do juazeirense, “Chega de Saudade”, gravado em julho de 1958.

Forró do bem

Em Porto Seguro, ao lado do deputado estadual Jânio Natal, o presidente da ALBA participou da oitava edição do Forró do Bem, criado em 2011 pelos sócios do Clube dos 40 - localizado no km 57 da BR-367, no bairro Cambolo - com as presenças dos artistas Maiara & Maraisa,  Dorgival Dantas e Cacimba Barrenta. “Vim prestigiar essa grande festa do Grupo do Bem, de Porto Seguro, que tem Jânio como um dos seus principais líderes. O deputado João Carlos Bacelar também participa da festa. Aqui, no Extremo-Sul, a tradição do São João continua com os festejos ‘julinos’, por todo este mês”, brinca o chefe do Legislativo baiano.

SAIBA MAIS

Nelson Leal elogia decisão do Governo da Bahia em reduzir o ICMS do querosene usado na aviação

Rui Costa anuncia pacote de incentivos para aumentar ofertas de voos

Leia outras notícias no www.sulbahia1.com.br. Siga, também,  o Sulbahia1 no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp.

Mais notícias

Publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Valença - BA Atualizado às 22h54 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 32°

Sex 32°C 24°C
Sáb 33°C 23°C
Dom 33°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 34°C 23°C
Enquete