Sexta, 06 de dezembro de 2019
73 999057124
Política

01/08/2019 às 13h40 - atualizada em 03/08/2019 às 09h20

Redação

Gandu / BA

Ao lado do governador Rui Costa, Nelson Leal participa de inauguração da policlínica regional de Vitória da Conquista
Presidente da ALBA destaca regionalização como “revolução na saúde pública baiana”
Ao lado do governador Rui Costa, Nelson Leal participa de inauguração da policlínica regional de Vitória da Conquista
Veja mais fotos na galeria abaixo

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, participou hoje (01.08), ao lado do governador Rui Costa, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, da inauguração da Policlínica Regional de Vitória da Conquista – a 11ª policlínica entregue pelo Governo da Bahia - ao lado do ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde foram investidos cerca de R$ 24 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do Consórcio Público de Saúde.


Saiba mais: Coronel apresenta projeto para recuperar de vez produção do cacau


“O esforço do governador Rui Costa e do seu secretário Fábio Vilas-Boas pela regionalização do sistema público de saúde é uma verdadeira revolução na Bahia. São equipamentos completos, para diagnósticos complexos, com tecnologia de ponta, antes só acessíveis nas clínicas privadas ou em Salvador. Como parlamentar, que sempre ouve a voz da população, posso atestar que diminuíram muito as queixas e os pedidos na área de saúde – principalmente para tratamento em hospitais em Salvador - porque, de fato, as comunidades interioranas estão sendo atendidas. É uma política de saúde digna de aplausos”, elogiou o chefe do Legislativo estadual.


A Policlínica de Vitória da Conquista conta com 93 médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos para dar assistência a pacientes – potencial de 618 mil habitantes - de 28 municípios do Sudoeste Baiano: Anagé, 


Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremendal e Vitória da Conquista.


Serão consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. A policlínica também oferecerá diversos exames, como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros.


A gestão da policlínica de Vitória da Conquista será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram os consórcios. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.


POLICLÍNICAS


As policlínicas fazem parte da política de regionalização da Saúde, implementada pelo Governo do Estado, e são geridas pelos Consórcios Públicos de Saúde. O objetivo delas é levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses serviços.


Já estão em funcionamento as policlínicas regionais de Teixeira de Freitas, Guanambi, Jequié, Irecê, Santo Antônio Jesus, Paulo Afonso, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença e, agora, Vitória da Conquista. Outras oito serão inauguradas brevemente: Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, São Francisco do Conde, Simões Filho e Senhor do Bonfim. O investimento médio de cada unidade é de cerca de R$ 25 milhões.


Estiveram na solenidade, os deputados estaduais Ivana Bastos, Fabrício Falcão, Zé Raimundo, Jurandy Oliveira, Samuel Junior, Vítor Bomfim, Alex de Piatã, Marcelino Galo, Marquinho Viana, Rosemberg Pinto, Marcelo Veiga, Osni e Robinson Almeida; e os federais Alice Portugal, Lidice da Mata, Marcelo Nilo, Jorge Solla, José Rocha, Paulo Magalhães e Valdenor Cardoso.


Saiba Mais


Nova Ibiá: mais de mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral


+ Prefeitura baiana anuncia concurso público e processo seletivo


+ Sine Móvel que atendia em Gandu e cancelado pela prefeitura.
+ Dupla suspeita de matar criança e adolescente em Gandu morre após confronto com PMs


Mais notícias


Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2019 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium