Sexta, 06 de dezembro de 2019
73 999057124
Política

09/08/2019 às 15h50 - atualizada em 09/08/2019 às 15h52

Redação

Gandu / BA

Coronel apresenta propostas de olho nos bancos
O senador e sua equipe de assessores trabalham atualmente em 66 relatorias.
Coronel apresenta propostas de olho nos bancos

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) voltou do recesso parlamentar de julho em ritmo forte de trabalho.


“A gente vai pro recesso, mas não é pra ficar de férias. É para estudar algumas matérias”, explicou ao retornar ao Senado.


Logo na primeira semana, Coronel apresentou projetos de lei, emendas a projetos de outros parlamentares e assumiu a relatoria de diversas matérias que tramitam na casa.


O senador e sua equipe de assessores trabalham atualmente em 66 relatorias.


Entre as emendas de Angelo Coronel está uma que ele apresentou ao Projeto de Lei do Senado (PLS 624/2015), de autoria do senador Ronaldo Caiado, que inclui na Lei 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, os produtores rurais.


A Lei regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e das empresas.


“Essa emenda que nós apresentamos visa simplesmente proteger o produtor rural e o pequeno e o microempresário”, adianta Coronel.


Ele explica que a emenda permite que empresário ou o produtor rural, ao pedir empréstimo em um banco, enumere quais são os bens (equipamentos) que ele precisa para continuar produzindo.


Pela emenda, o juiz decidirá se aqueles bens listados são realmente imprescindíveis à produção.


Se o juiz entender que sim, o que estiver listado não poderá ser tomado pelo banco para quitar ou amortizar a dívida com o empréstimo.


“Imagine se o empresário entrar em recuperação judicial e se a fábrica tiver algum equipamento alienado por alienação fiduciária (bem entregue como garantia de empréstimo). O banco pode, simplesmente, recolher um equipamento. Como é que ele vai produzir para poder pagar o empréstimo?”, questiona Angelo Coronel.


Ele alerta que a emenda é boa até mesmo para os bancos, “pois o banco também quer receber o dinheiro do empréstimo, e se ele tira o equipamento que gera a produção, como é que ele vai receber o dinheiro dele? ”, argumenta o senador baiano, acrescentando que isso fará justiça social a empresas que estão passando dificuldades.


ISS dos bancos


Mas essa não foi a única inciativa do senador com o objetivo de aumentar a contribuição social dos bancos.


Angelo Coronel também apresentou um Projeto de Lei que aumenta a alíquota de ISS a ser paga pelo setor, segundo ele “o segmento que mais ganha na nossa economia, e, se brincar, o que menos paga imposto”.


De acordo com o PL, alguns serviços prestados pelos bancos terão o valor de ISS a ser repassado aos municípios elevado de 5%, percentual atual, para 7,5%.


O senador explica que a lei permite esse aumento de alíquota do ISS dos bancos em alguns serviços, principalmente nas operações de arrendamento de veículos.


“Quando o banco faz um contrato de leasing, por exemplo, que é um arrendamento, é um aluguel. Se é aluguel, geral imposto, o ISS”, exemplifica Coronel.


Saiba Mais


+ Prefeita Pallomma define detalhes para instalação da Doutrina Militar em escola


Maju Coutinho é a nova apresentadora do ‘Jornal Hoje’


Judô brasileiro inicia o Pan com dois ouros


+ Gandu comemora Dia do Evangélico com show gospel de Delino Marçal


+ Xique-Xique: Cipe destrói plantação de 35 mil pés de maconha avaliada em R$ 400 mi


Mais Notícias





 


 

 



 

 


Ver essa foto no Instagram


 



 

 

 



 

 



 

 

 



Maju Coutinho é a nova apresentadora do ‘Jornal Hoje’ . A TV Globo promove mudanças importantes em dois programas da emissora. Maju Coutinho assumirá sozinha a bancada do “Jornal Hoje”, até então apresentado por Sandra Annenberg. A apresentadora do “Como será?” terá mais um programa de reportagens. Annenberg, ao lado de Glória Maria, comandará o “#Globo #repórter”, com a saída de Sérgio Chapelin. O veterano jornalista segue contratado pela emissora, da mesma maneira que Cid Moreira. Saiba mais: http://bit.ly/2MblXgg . #majucoutinho #tvbahia #tvglobo #telejornalismo #jornalnacional #jornalhoje #Sulbahia1


Uma publicação compartilhada por SulBahia1 (@sulbahia1) em



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2019 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium