Quinta, 27 de fevereiro de 2020
73 999057124
Economia

13/02/2020 às 10h32

Redação

Gandu / BA

Bahia lidera ranking da produção de banana
A produção em 12 mil hectares exige 25 mil empregos diretos e indiretos e beneficia diretamente cerca de mil famílias
Bahia lidera ranking da produção de banana

O Perímetro Irrigado de Formoso, em Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, alcançou o topo do ranking nacional de produção de bananas, com 200 mil toneladas da fruta contabilizados em 2019.


O resultado social do plantio é incalculável, pois a produção é distribuída, sem uma concentração de terras por parte de multinacionais ou mega produtores individuais.


A produção em 12 mil hectares exige 25 mil empregos diretos e indiretos e beneficia diretamente cerca de mil famílias de colonos proprietários de lotes de até 10 hectares, em média, cada um.


Outros 150 produtores cultivam em terrenos maiores, ultrapassando os 11 hectares. Como a banana é uma cultura intermediária, posicionada entre outros plantios, os produtores aproveitam para diversificar a produção.


Assim, também plantam mamão, manga, tangerina pokan e limão taiti, entre outras frutas cuja compatibilidade com o tipo de solo e o clima viabilizam safras de boa rentabilidade.


Movimentação – Somente com a banana, a movimentação já supera os R$ 216 milhões, enquanto os outros cultivos, juntos, acrescentam R$ 12 milhões ao ano, contando comércio interno e exportação para outros estados.


O bom desempenho dos produtores levou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda, a visitar os agricultores a fim de parabenizar-lhes pelo destaque nacional obtido.


► Já conhece o Instagram do Sulbahia1? Siga a gente!


►Já conhece o facebook do Sulbahia1? Siga a gente!


Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Sulbahia1, (73 9-9905-7124)


SAIBA MAIS


FONTE: A tarde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Copyright © 2016-2020 Portal Sulbahia1 - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium