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4 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Coordenadora do curso de Psicologia da Unime traz dicas para aproveitar o período de forma produtiva e saudável

26/03/2020 13h42
Por: Redação
4 dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Lidar de forma positiva com o período de quarentena, medida adotada em todo o País para conter o coronavírus (Covid-19), pode não ser fácil. No geral, encontrar atividades prazerosas e que colaborem para a manutenção da boa saúde mental são indispensáveis nesse período de mudança de rotina.

Pensando em disseminar boas iniciativas para manter a população saudável, Gleicimara Klotz, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Unime Itabuna, traz alguns insights de como fazer do momento uma oportunidade para cuidar do bem-estar.

Dica 1: Dar “um tempo” para a mente e se conectar com as pessoas que gosta

“Para nos manter saudáveis mentalmente é fundamental estarmos conectados às pessoas que gostamos, ainda mais nesse período, por conta do estresse, bombardeio de notícias e o próprio isolamento”, enfatiza a especialista. “Além de nos manter informados sobre a situação atual e tomar os cuidados necessários para nos protegermos do coronavírus, também é importante dar um tempo para a mente, ler e conversar sobre outros assuntos”, complementa.

Dica 2: Buscar atividades prazerosas, como praticar exercícios físicos e assistir filmes e séries

Mesmo dentro de casa, movimentar o corpo é possível. “Buscar aplicativos de exercícios físicos para nos manter ativos é uma ótima opção para usar a tecnologia a nosso favor e conseguir se exercitar dentro de casa”, afirma. “Além disso, assistir filmes e séries são boas opções para manter a mente sã. O importante é procurar atividades prazerosas, ocupando o tempo com coisas das quais gostamos”, aconselha Gleicimara.

Dica 3: Manter uma alimentação saudável e dormir bem

Manter uma alimentação saudável e balanceada ajuda fortalecer a imunidade e ampliar as chances de defesa do organismo, contribuindo de forma geral para o bom funcionamento do corpo e da mente. Dormir bem também faz toda a diferença, contribuindo para a diminuição dos níveis de estresse e ajudando a manter o bem-estar e o bom-humor, tão importantes nesse período.

Dica 4: investir em cursos online para desenvolver habilidades e competências valorizadas pelo mercado de trabalho

Cursos online são opções produtivas para esse período, pois abrem portas para novos conhecimentos e contribuem para turbinar o currículo. A especialista esclarece que o modelo EAD é uma forma segura de estudar, oferece autonomia de estudo e permite que o próprio aluno administre melhor o seu tempo, conciliando trabalho e outras atividades ao longo do dia. “Ao mesmo tempo, essa modalidade de estudos favorece o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas no ambiente profissional, como autonomia, senso de responsabilidade, organização, capacidade de planejamento e proatividade”, ressalta.

“Os cursos a distância também podem proporcionar uma experiência interativa positiva, com a possibilidade de criação de grupos de estudo e discussões por aplicativos de mensagens, fazendo toda a diferença para manter a mente ativa e fomentar o contato entre as pessoas”, complementa Gleicimara.

Caso a pessoa se sinta emocionalmente abalada, mesmo tomando essas medidas, ela pode buscar ajuda profissional. O Conselho Federal de Psicologia permite que profissionais inscritos realizem atendimento online. Assim, fica mais fácil ter auxílio psicológico em períodos de quarentena.

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