Sábado, 28 de Novembro de 2020 22:05
73 999057124
Recomendamos Tecnologia

Fibra óptica representa 43% dos acessos à internet no Brasil

O Melhor Escolha, comparador de planos de internet, oferece gratuitamente ao consumidor de banda larga o speed test

16/11/2020 18h59 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Crédito: Anatel
Crédito: Anatel

O crescimento da internet fibra óptica no Brasil tem sido exponencial. No último ano, de outubro de 2019 até setembro de 2020, dos 35 milhões de acessos à internet, 43% foram por meio da tecnologia de fibra óptica, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Houve, neste período um aumento de 54% no número de acessos à internet por meio dessa tecnologia.

A Anatel também informa que todos os 5.570 municípios brasileiros têm planos de internet banda larga à disposição dos consumidores. E em 98,8% das cidades do Brasil já existe a disponibilidade da tecnologia fibra óptica, ainda que de uma maneira mais limitada. 

A expansão da fibra óptica pelo país tem sido um esforço das grandes operadoras, como a Claro Internet e a Vivo Internet, que se tornou a pioneira a levar a tecnologia Brasil afora com a aquisição da antiga GVT. A fibra tem características técnicas que a tornam melhor quando comparada às outras formas de transmissão da internet. O Melhor Escolha, comparador de planos de internet, oferece gratuitamente ao consumidor de banda larga o speed test, ferramenta que permite medir a velocidade da internet e saber se a quantidade contratada está sendo entregue pelo provedor.

Desde o início da pandemia de coronavírus, no início deste ano, a procura por planos de internet via fibra óptica cresceu. Especialistas apontam que esse aumento está ligado ao isolamento social e ao uso maior de internet para o trabalho home office, as aulas online, além do uso ampliado de plataformas de streamings, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, que durante esses últimos meses também tiveram também uma elevação no número de assinantes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias