A saúde da população de Valença e toda região do Baixo Sul da Bahia ganhará uma atenção ainda maior. O Ministério da Saúde inaugura na Santa Casa de Misericórdia de um novo espaço para atendimento de emergência. O espaço, que passou por uma reestruturação, terá capacidade para atender entre 200 e 250 pessoas por dia. A obra, que durou três meses, custou R$ 200 mil que foi pago integralmente pelo Ministério da Saúde.
A reestruturação foi baseada em duas linhas de ação. A primeira foi a necessidade de melhorar o espaço físico para os pacientes e os profissionais que atuam na Santa Casa de Valença. A segunda foi de adequar a emergência para entrar de vez na rede de urgência e emergência do Sistema único de Saúde (SUS).
A nova Emergência da Santa Casa de Valença conta com salas vermelha (emergência), amarela (estabilização) e leitos de observação adulto, pediátrico e de isolamento, além de espaços para procedimentos, acolhimento com classificação de risco, consultório médico, farmácia e ala de medicação.